IV Feira ACIVA de Profissões: Orientação e Oportunidades para os Jovens de Araranguá

A cidade de Araranguá será o centro das atenções nos dias 12 e 13 de junho com a realização da IV Feira ACIVA de Profissões. O evento, promovido pela Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense (ACIVA), acontecerá no Centro Multiuso e reunirá mais de 1.700 estudantes e 14 instituições. Com o foco em orientar e inspirar os alunos do 9º ano e do terceiro ano do ensino médio, a feira promete ser uma vitrine de oportunidades e descobertas para os jovens que estão à beira de tomar importantes decisões sobre seu futuro.

A IV Feira ACIVA de Profissões é uma oportunidade única para os estudantes de Araranguá e região explorarem diversas opções de carreira e se conectarem com profissionais e instituições de ensino. Os 14 expositores serão os seguintes: Senac, IFSC, UFSC, CIEE, Satc, Sesi/Senai, Unopar, Unesc, Educamar, Aravale, Aratec, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

O presidente da Aciva, Édio Kunhasky Júnior, reforçou a importância do evento durante o lançamento, que foi realizado nesta segunda-feira. “Estamos conectando os jovens que precisam conhecer as oportunidades que temos na região com as instituições que oferecem essas oportunidades. O futuro deles vai passar pelas mãos de cada um daqueles que estarão lá na Feira Aciva de Profissões”, frisou o presidente. Ele ainda lembrou que o Comitê de Educação é um grupo que atua durante todo o ano para fomentar a capacitação.

Representando o prefeito César Cesa, a secretária de educação Mariluce Rodrigues, enfatizou é preciso chamar a atenção dos jovens para as oportunidades que existem em Araranguá. “Nós precisamos mostrar aos nossos jovens o que tem de melhor na cidade, para que de alguma forma eles possam conhecer e avaliar o que eles querem para o seu futuro”, falou.

Já o coordenador regional de educação, Luiz Carlos Pessi, enfatizou a participação das escolas do estado e a importância de mostrar aos jovens as oportunidades existentes. “Quanto mais informações os jovens tiverem com relação a oportunidades nesta faixa etária é fundamental. E eles vivenciando essas oportunidades na feira, tendo a possibilidade de perguntar, tirar dúvidas, quem sabe não desperta interesse em alguma das opções”, avaliou Péssi.

O evento acontece nos dias 12 e 13 de junho, no Centro Multiuso, em Araranguá e contará com a participação de mais de 1700 alunos nos dias. O evento também é aberto a toda a população que queira visitar os stands e totalmente gratuito.