A ACIVA - ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE ARARANGUÁ E DO EXTREMO SUL CATARINENSE é uma entidade civil sem fins lucrativos ou vínculos políticos e religiosos. Fundada em 14 de outubro 1971, tem como principal objetivo fomentar e fortalecer as iniciativas comerciais e empresariais de Araranguá e região, até como forma de conquistar uma qualidade de vida melhor.
A ACIVA tem como meta, posicionar-se como a legitima representante dos comerciantes, industriais prestadores de serviços, profissionais liberais e empreendedores de Araranguá e região, no contexto sócio-econômico do País.
Com os princípios ideais transformados em realizações, a ACIVA se destaca na atuação firme e constante junto a Governos e Sociedade Civil visando promover o bem comum e lutando pelos interesses da classe que representa e dos moradores da região.
O poder de aglutinação dos empreendedores empresários e comerciantes faz da ACIVA uma das associações responsáveis pela obtenção da importante representação política existente na região do vale do Araranguá, que conta hoje com Deputados Federais, Estaduais e Vereadores, que aqui residem e atuam.
A ACIVA no intuito de atender as reivindicações da classe empresarial e de seus colaboradores, sempre procurou beneficiar os seus associados, motivo maior de sua existência e atuação, oferecendo diversos serviços e soluções empresariais como consultas ao banco de dados do Serasa, registro de marcas, emissão de certificados de origem, fotocópias de documentos e firmando convênios com empresas locais e da região, objetivando a utilização dos cartões UtilCard, UtilAlimentação e UtilRefeição além de disponibilizar dois auditórios climatizados e com equipamentos necessários para a apresentação de cursos, palestras e seminários.
ALGUMAS AÇÕES QUE MARCARAM NOSSA HISTÓRIA:
A ACIVA tem um papel institucional e político muito marcante na comunidade e é chamada a se posicionar em questões que muitas vezes ultrapassam a esfera empresarial. Ações históricas, de grande repercussão na comunidade, foram lideradas pela Entidade. Dentre elas merecem destaque:
Além de uma série de pleitos encaminhados aos Poderes constituídos e instituições afins, na defesa dos interesses das empresas e da comunidade regional.