ACIVA Inspira: Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul é reconhecido pela Unesco

O território abrange uma área total de 2.830 km2 e cerca de 74 mil habitantes

O dia 13 de abril ficará marcado na história da região do Extremo Sul Catarinense. O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul foi oficialmente reconhecido pela Unesco como um território de relevância geológica internacional e passa a integrar oficialmente a Rede Global de Geoparques (Global Geoparks Network - GGN), sendo o terceiro Geoparque do Brasil. 

A chancela insere a região no mapa dos destinos que são exemplo de gestão com foco no desenvolvimento sustentável. Fazem parte do Geoparque os municípios de Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande, além de Cambará do Sul, Mampituba e Torres, do Rio Grande do Sul.

A decisão foi anunciada pela UNESCO após a 214ª sessão do Conselho Executivo da organização, realizada hoje em Paris, que efetivou a aprovação do novo Geoparque.

Para o prefeito de Praia Grande, Elisandro Pereira, o Fanica (Progressistas), a conquista gerará novas oportunidades de cooperação com outros 176 Geoparques em 46 países. “Isso vai trazer ainda mais desenvolvimento, tanto sustentável como cultural e oportunidade de intercâmbios. A partir de hoje viveremos um novo momento e ele nos dará uma visibilidade mundial. O que era sonho se tornou uma realidade depois de tanta luta”, disse.