Aciva sediará lançamento presencial de livro do araranguaense Alceu Pacheco

No dia 17 de março, às 19h30, na sede da Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense (Aciva), o ex-presidente da entidade, Alceu André Hübbe Pacheco, fará o lançamento presencial do livro ‘Juro que é simples!”, de sua autoria. O evento estava previsto para meados de 2020, mas foi adiado em razão da pandemia do coronavírus.

Alceu Pacheco é advogado, contador e administrador, e, também, exerce atividades de perito judicial e consultor financeiro.

Segundo o autor, o livro tem foco em perícia e matemática financeira diferenciada, com ênfase na visão sistêmica, análise e raciocínio crítico, além das fórmulas prontas. “É destinado para uso por estudantes, professores, empresários, analistas financeiros, peritos, assistentes técnicos e operadores jurídicos”, salienta.

Matemática Financeira é de extrema relevância, aponta Alceu. "É uma disciplina comum nos cursos de Ciências Contábeis e Atuariais, Economia e Administração, com larga aplicação em Direito, em Engenharia e negócios em geral”.

A obra foi desenvolvida a partir da constatação de um enorme vácuo nos conteúdos até então disponibilizados nas mais diversas publicações nacionais sobre o tema.

Além da demonstração mais completa e lógica de sistemas tradicionais de amortização, e questionamento de graves equívocos em alguns outros métodos bastante conhecidos, em especial, o livro traz três métodos inéditos de amortização de empréstimos: Simplex, Pacheco Gonzalez e Séries Não Periódicas a Juros Simples.

Dimensão nacional

Se a pandemia acarretou a prorrogação do lançamento presencial do livro, também contribuiu para que a obra tenha sido divulgada, aceita e reconhecida nacionalmente: tanto no meio profissional específico da perícia financeira, como também junto a professores de diversas universidades, tais como UEL de Londrina e PUC de Minas Gerais e Goiás.

Desde 2020, o autor de “Juro que é simples!” tem participado de estudos e debates sobre matemática financeira, juntamente com autores e profissionais com expressão nacional. Também tem sido convidado a proferir palestras em conselhos profissionais de diversos estados, e ministra aulas no curso de MBA em Perícia & Direito Bancário do IBCAPPA / Faculdade Sul da América.

“Juro que é simples!” tornou-se referência bibliográfica em laudos periciais, pareceres técnicos e processos judiciais, e é repositório utilizado em diversos cursos sobre matemática financeira.

Foi ainda o único livro técnico lançado na edição virtual 2020 do CICSA - Congresso Internacional de Ciências Sociais Aplicadas da Rede Doctum, do Espírito Santo.

A distribuição e venda da obra, além da própria editora Clube de Autores, são feitas pela Amazon, Estante Virtual, Americanas e Submarino, além da edição digital na Hotmart.

Segundo o autor, o melhor resultado colhido com a publicação do "Juro que é simples!" foi a certeza de estar contribuindo significativamente como fonte de pesquisa e solução de problemas. “Situações de difícil compreensão, revelaram-se simples e até fáceis, embora trabalhosas. Minha expectativa é de que gradativamente a obra se torne cada vez mais conhecida e utilizada, inclusive por universidades, conselhos profissionais e tribunais de justiça”.