ACIVA reforça pedido por Centro de Inovação

Falta pouco para Araranguá ser reconhecida como um Centro de Inovação por parte do governo Estadual de Santa Catarina. Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 23, autoridades e lideranças da região reforçaram o pedido ao Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Luciano Buligon. A ACIVA já havia manifestado sua solicitação por meio de ofício endereçado ao secretário e ao governador, Carlos Moisés, e agora celebra mais um passo desta conquista.

Durante o encontro, que contou a presença do deputado Estadual, José Milton Scheffer, prefeito de Araranguá, Cesar Cesa, presidente da ACIVA, Alberto Sasso, secretário Municipal de Planejamento, Emerson Almeida, presidente do Conselho Municipal de Inovação, Roberto Ostetto, e os professores da UFSC Paulo Esteves e Andréa Trieweiller, o secretário Estadual reconheceu a demanda solicitada pelos representantes. Buligon disse que entende que a Inovação é algo que pode, de fato, transformar a realidade do Extremo Sul e reconheceu que a parceria já fidelizada entre poder público, universidades e empresas é um grande diferencial.

Para o presidente da ACIVA, Alberto Sasso, esta resposta positiva traz ânimo à toda região. "Ficamos felizes por termos conseguido sensibilizar o secretário para esta demanda. Saímos otimistas do encontro, pois sabemos da relevância que esta homologação trará não só para nossa cidade, mas para todo o Extremo Sul", afirma.

Importância

Tal feito seria um divisor de águas para que o desenvolvimento nas áreas de Inovação e Tecnologia possa acontecer em todo o Vale. A cidade de Araranguá já possui os requisitos necessários para isso, incluindo o Conselho Municipal de Inovação e até mesmo o local físico adequado, inclusive lançado oficialmente na última semana, no Infinity Shopping. Além disso, a cidade também já possui uma Incubadora de Base de Inovação há mais de dois anos, que se encontra em pleno funcionamento.

"Considerando a atuação de nossa entidade junto ao Conselho há mais de quatro anos, bem como diversas ações e iniciativas desenvolvidas ao longo dos últimos anos no sentido de estimular o desenvolvimento do ecossistema de inovação local, a ACIVA reforça a importância de reconhecer Araranguá, a cidade polo do Vale, como um Centro de Inovação. Entendemos que toda a região tem a ganhar, uma vez que passará a ser uma referência neste segmento diante de todo o estado. Podendo fomentar ideias, iniciativas e negócios inovadores, de forma organizada e planejada", finaliza Sasso.