ACIVA Inspira: alunos do IFSC Araranguá promovem evento inédito no país

Os alunos do curso de Design de Moda, do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Araranguá, estão prestes a fazer história. Isso porque eles irão promover o primeiro desfile de moda 100% digital realizado por uma instituição de ensino superior no Brasil.

Trata-se do I’Fashion, já consolidado na região, mas que em 2021 será ainda mais surpreendente. Em sua 21ª edição, o desfile será 100% digital e contará ainda com uma apresentação 3D. “Diante dos cuidados e isolamento social que a pandemia exige, nós optamos em prezar pela segurança das pessoas e realizar o evento de maneira totalmente online. Será algo bem desafiador, mas o resultado irá surpreender o público. Para representar as modelos, teremos avatares desfilando nossas criações, algo inédito até então”, explica uma das 19 formandas, Maria Eduarda Marcon.

Ela explica que o evento ficará disponível nas redes sociais como uma inspiração, material para consulta e apreciação. “A tecnologia empregada consiste na digitalização do desenho feito no papel para um software que converte em imagem 3D dando forma, dimensão e movimento à peça que será vestida e desfilada por um modelo humano virtual, esta é uma tecnologia de renderização que confere semelhança com pessoas e roupas reais”, revela.

O desfile virtual ocorre no dia 8 de abril no instagram oficial do evento.

Sobre o I’Fashion

O desfile de moda é apenas uma das várias atrações do I’Fashion. Além da integração dos conhecimentos, o evento, como um todo, também visa divulgar para a comunidade externa o projeto de Desenvolvimento de Coleção Final que traz vários conceitos como: consumo, cultura e sociedade.

Todo ano o evento tem uma temática central, que é criada pelos docentes e a partir desse tema, as coleções são desenvolvidas. Neste ano, o tema escolhido foi “para nós, todo amor do mundo” que traz como ideia principal os diversos olhares, sentimentos e sensações sobre os diferentes tipos de amor. “Neste ano, não poderia ser diferente, devido a situação que estamos vivendo, o evento foi planejado com muita empatia”, acrescenta Maria Eduarda.

Além do desfile, o evento conta ainda com uma série de quatro lives trazendo palestrantes de diversas áreas com assuntos relevantes para a moda, que conversarão sobre o futuro do segmento.

O I’Fashion ocorre de 5 a 8 de abril, e conta com nomes como Ana Siewert e a marca Sodro, Ana Garmêndia e Anamélia Valentin, Igor Drudi e Thiele Biff, Rafael Édison, Flávia Sá e Sara Bernardino em um bate papo descontraído com muitas novidades do mundo da moda. “Descubra o que preparamos para este evento seguindo o perfil @ifashion.ifsc no Instagram e venham descobrir um novo conceito de moda e mercado no XXI I’Fashion. Detalhes da programação no perfil do Instagram”, finaliza a formanda.

História de sucesso

A implantação do campus do IFSC em Araranguá foi uma das grandes lutas da ACIVA,  concretizada em fevereiro de 2008. Na época, ainda intitulado CEFET, o campus foi a sétima unidade implantada no estado. “É extremamente gratificante ver que o empenho e dedicação de nossos ex-presidentes e diretores está gerando grandes frutos. O Instituto Federal tem sido motivo de muito orgulho não apenas para nossa cidade, mas toda a região Sul e este evento inédito neste ano irá impulsionar ainda mais a instituição. Desejamos muito sucesso a todos os alunos e professores envolvidos no evento, que sem dúvidas, ficará na a história do Extremo Sul”, finaliza o presidente da entidade, Alberto Sasso de Sá.

Texto: Assessoria de Comunicação ACIVA