Núcleo de Artefatos de Cimento da ACIVA comemora conquistas durante primeiro ano de atuação

Criado há pouco mais de 1 ano, grupo já coleciona diversas conquistas para as 13 empresas que compõem o Núcleo

A união faz a força e em Araranguá ela tem sido importante para a consolidação de um grupo de empresas, do ramo da Construção Civil. Formado há 1 ano na Associação Empresarial de Araranguá e Extremo Sul Catarinense (ACIVA), o Núcleo de Artefatos de Cimento já coleciona importantes conquistas para o setor.

É o que aponta o coordenador do Núcleo, Andrei Scussel Carlessi. Segundo ele, antes da criação do Núcleo, o setor, assim como a maioria, era desunido e sofria com a falta de incentivos. “Mas essa realidade mudou quando deixamos de nos olharmos como concorrentes e nos unimos para lutarmos pelos mesmos objetivos”, declarou.

Com mais de 10 empresas associadas, o Núcleo iniciou os trabalhos em maio de 2019, e de lá para cá os resultados impressionam. Parcerias com Sebrae, Fiesc e atuação inédita no Sindicato patronal trouxeram um novo momento para o grupo, em especial durante a pandemia.

Sebrae Tec

Uma das primeiras conquistas do núcleo foi a aproximação com o Sebrae. Por meio da ACIVA, o grupo conseguiu consultoria com o Sebrae com 70% de desconto. Além disso, eles também fizeram uma importante parceria com o Sebrae Tec.

Atuação no Sinduscom

Por atuar na área da Construção Civil, os fabricantes de artefatos de cimento fazem parte do acordo coletivo negociado pelo Sindicato das Construtoras, o Sinduscom. No entanto, o ramo do cimento possui outra linha de atuação, o que não era diferenciado pelo acordo coletivo.

Por meio do Núcleo, o setor conseguiu ter voz dentro do sindicato e negociar algumas mudanças no acordo coletivo, beneficiando toda a categoria na região.

Fiesc vem aí

A próxima ação do Núcleo que deve beneficiar diretamente todo o setor, está ligada diretamente com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina. “Estamos em conversas com a FIESC e a nossa expectativa é a de trazer soluções tanto individuais, como coletivas na área da medicina do trabalho para as empresas que fazem parte do núcleo”, informou Carlessi.

Fabricantes de peças de cimento, como lajotas, tubos de cimento e blocos de construção, essas empresas representam uma importante atuação no mercado da Construção Civil e em Araranguá, segundo Carlessi, pela primeira vez o grupo está sendo visto pelos outros setores.

“A organização e a união é o melhor caminho e com o nosso ramo não foi diferente. Estamos colhendo ótimos frutos em pouco tempo de trabalho e nosso objetivo é continuar lutando pela nossa classe, conquistando incentivos e parcerias que fortaleçam nosso setor”, disse o coordenador.

As conquistas dos Artefatos de Cimento são inspiradoras na visão do Presidente da ACIVA, Alberto Sasso de Sá, o Beto Sasso. “Eles são a prova de que o associativismo é a melhor forma de fortalecer todo um setor. E quando um grupo de empresas se juntam e caminham lado a lado, os benefícios vêm para todos”, ressaltou.

Sasso deixou o convite aberto para quem ainda não faz parte da ACIVA. “Ser associado a ACIVA é o primeiro passo desta caminhada”, lembrou.

Associe-se

Conheça os benefícios do associativismo para a sua empresa. A ACIVA fica localizada na Avenida Getúlio Vargas, 415, no Centro de Araranguá. Entre em contato pelo (48) 3524-0061 ou pelo site www.acivaararangua.com.br.

 

Texto: Felipe Balthazar / Assessoria de Comunicação

Foto: Divulgação