Comitê de Entidades de Araranguá apresenta o DEL, metodologia de Desenvolvimento Econômico Local

Apresentação aconteceu com a presença do Poder Público da Cidade das Avenidas durante reunião realizada no auditório da Unesc em Araranguá

O desenvolvimento econômico de Araranguá foi pauta de uma importante reunião do Comitê de Entidades nesta semana. Realizada na última segunda-feira (21) no auditório da Unesc, as principais instituições da Cidade das Avenidas, entre elas a ACIVA, puderam acompanhar a apresentação da Metodologia de Desenvolvimento Econômico Local (DEL).

A metodologia faz parte de um programa de desenvolvimento da Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina (Facisc) e foi apresentada em Araranguá pelo coordenador Osmar Vicentin. Ele explicou que o DEL visa criar um planejamento estratégico com foco no desenvolvimento econômico da cidade.

De acordo com a presidente do Comitê, Gabriele Gil Gomes, o objetivo é o de implantar o DEL em Araranguá. “A metodologia DEL propõe um diagnóstico da região em relação ao seu desenvolvimento econômico, identificando as oportunidades e potenciais que podem vir a ser explorados”, explicou.

A reunião contou com a presença de universidades, autoridades políticas, Polícia Militar, Polícia Civil e do prefeito de Araranguá, Mariano Mazzuco Neto, que se mostrou aberto a novidade. “o objetivo disto tudo é criar um planejamento para o desenvolvimento da cidade de curto, médio e longo prazo”, ressaltou a presidente.

Próximas etapas

Gabriele detalhou que após a apresentação, a próxima etapa é conversar com o município para que a metodologia possa ser implantada em Araranguá. “Temos a expectativa de receber uma resposta do Poder Público até o fim do ano.”

Caso Araranguá venha a aderir ao DEL, será montado um conselho multissetorial e técnico que ficará responsável por desenvolver um planejamento para o município. “Um exemplo que pode ser usado pelo DEL é o potencial turístico. Com esta metodologia, vamos descobrir o que deve ser feito para aproveitar melhor este potencial e trazer retorno para a cidade”, detalhou Gabriele.

A reunião também contou com a presença do secretário de Administração e Finanças, Auderi Antônio de Castro; secretária de Educação, Ariane Oliveira de Almeida Pereira; diretor de Turismo, Giovani Rosa; secretário de Planejamento, Francisco Diello de Souza e o procurador Geral do Município, Dik Robert Daniel.

 

Texto: Felipe Balthazar / Assessoria de Comunicação

Foto: Cida Timboni / Divulgação