7º Feirão do Imposto é marcado por importantes ações em Araranguá

Campanha do Conaje foi abraçada pelo Núcleo do Jovem Empreendedor da ACIVA em Araranguá, com importantes ações de conscientização, incluindo o Legislativo

Em tempos de crises econômicas e inúmeras dificuldades políticas por qual o país passa, nada melhor do que falar sobre empreendedorismo. E para incentivar iniciativas inovadoras e novos negócios, o Estado tem um papel fundamental neste processo.

Com o objetivo de alertar a população e conscientizar as autoridades política para a necessidade de se implementar ações efetivas que incentivem o empreendedorismo, o Conselho Nacional do Jovem Empreendedor (Conaje), promoveu neste ano a 7ª edição do Feirão do Imposto. E em Araranguá, a ação foi novamente abraçada pelo Núcleo do Jovem Empreendedor, que realizou importantes ações na cidade.

Entre os dias 20 e 25 de maio, foram promovidas diversas ações pela Cidade das Avenidas, sendo a principal delas a participação na 24ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Araranguá no último dia 22.

De acordo com o coordenador do Núcleo, Gustavo Leme, o legislativo araranguaense cedeu um precioso espaço durante a sessão, por meio do vereador Jorge Luiz Pereira, o Jorginho. Este tempo foi utilizado por Leme para pedir apoio dos vereadores ao empreendedorismo.

Articulação na Casa legislativa

No discurso, Leme apresentou um vídeo sobre o programa do Governo do Estado, intitulado "Santa Catarina Mais Simples", que tem o objetivo de tornar o processo de abertura de uma empresa menos burocrático.

“Eu peço aos senhores vereadores que levantem essa bandeira junto com a gente para a implantação e integração do município de Araranguá aos demais municípios do estado, com a assinatura desse termo do ‘Santa Catarina Mais Simples’ na Junta do estado e da homologação da Lei 17.071”, pontuou.

O coordenador do Núcleo Jovem explicou que com estas medidas, Araranguá ficará apta ao enquadramento empresarial simplificado e a autodeclararão, “Fomentando que o empresário, empreendedor ou empreendedora consiga obter seus documentos para a rodagem do seu negócio de maneira transparente e legal em até cinco dias”, discursou.

Ele encerrou o discurso, pedindo apoio da casa legislativa. “E em nome da ACIVA e do Núcleo do Jovem gostaríamos de contar com o apoio de todos nessa Casa para conscientizar um ambiente mais empreendedor, com geração de mais negócios e rendas e maiores empregos no Vale do Araranguá”, concluiu.

Expectativas

O principal objetivo da participação na sessão da Câmara, ainda conforme Leme, foi de levar ao conhecimento de todos os vereadores sobre a nova Lei estadual. “Além disso, pedimos aos vereadores que quando o Executivo desse entrada desta Lei no Legislativo, que a Lei fosse aprovado com agilidade pela Câmara, para assim facilitar a abertura de empresas em Araranguá”, detalhou.

Feirão também contou com ação de conscientização

O Núcleo Jovem completou a semana de ações do Feirão do Imposto com a participação na Feira ACIVA de Profissões. Realizada no auditório Plínio Linhares, do Center Shopping Araranguá, o Núcleo apresentou ao público o Impostômetro, software disponível na internet que mostra os valores arrecadados em impostos pelo Governo Federal durante o ano.

“Foi uma ação pontual de conscientização, que neste caso visamos os jovens do Ensino Médio, para alertá-los sobre a importância de se lutar por um país com menos impostos, com liberdade para empreender”, destacou.

Texto: Felipe Balthazar / Assessoria de Comunicação

Fotos: Divulgação / Núcleo do Jovem Empreendedor