João Neves compartilha experiências na Holanda durante bate papo na ACIVA

Durante o evento, o Núcleo do Jovem Empreendedor realizou o lançamento da 154ª edição da Assembleia Geral Ordinária (AGO) do CEJESC

A Associação Empresarial de Araranguá e Extremo Sul Catarinense (ACIVA), através do Núcleo do Jovem Empreendedor, recebeu na noite de quarta-feira, 22, o músico João Neves para um bate papo sobre a sua experiência de vida na Holanda, onde estuda música na cidade de Rotterdam.

Desde 2017 ele está morando nos Países Baixos, e estuda música na Universidade de Artes (Codarts), que possui cursos profissionais em educação artísticas, música, dança e artes circenses. A instituição recebe alunos de mais de 60 países.

Segundo o jovem, lá ele conheceu pessoas do mundo inteiro. “Conheci gente de vários países. Minha primeira tentativa para estudar fora foi em 2014. Vinha planejando isso faz uns cinco anos. Quem pensa em fazer isso tem que fazer um planejamento e pesquisar bem”, recomendou.

Mas, não pense que tudo foi fácil para ele. Existem dificuldades que só quem passa por essas mudanças, sabe como realmente é. “Se mudar de cidade já é difícil, imagina ir pra outro país, sem ter família, sem ter amigos, e começar tudo do zero. É muito difícil”, afirmou.

Embora os desafios tenham sido enormes no início, João com o tempo foi se adaptando. Nessa experiência ele percebeu o quão atrasado o Brasil está, e que Araranguá pode se desenvolver cada vez mais. “Onde eu moro, na Holanda, não tem mais espaço para crescer. Já Araranguá cresce cada vez mais, é cheia de terrenos. Tem muita coisa que pode ser melhorada aqui”, disse.

O jovem se surpreendeu com a quantidade de arte pelo Centro da cidade, e a variedade de festivais que fazem o ano inteiro. Sobre o meio de locomoção, Neves explicou que a bicicleta tem uma grande importância no transporte público. “A maioria usa bicicleta, pois não tem espaço para o carro. Ter carro acaba se tornando um problema e não uma solução, pois a maneira mais difícil de se locomover lá é de carro”, afirmou.

No meio disso tudo, ele se deu conta de como a cultura brasileira é rica e que o próprio brasileiro muitas vezes nem tem conhecimento. “Quando você vê a reação dos estrangeiros com a nossa música, quando você tem dez colegas que falam português, é porque você vê que tem alguma coisa a mais. Temos muito para aprender, muito pra compartilhar com eles. É uma troca mútua”, concluiu.

Dr. Alceu Pacheco, ex-presidente da ACIVA e atual conselheiro, ressaltou a importância deste evento como um novo início de uma Araranguá cada vez melhor. “Façam da ACIVA um local de debate de ideias para cultura, arte, turismo e lazer. Eu espero que este evento seja o primeiro de muitos. Com isso, teremos diversas gerações envolvidas para fazer uma cidade melhor”, ressaltou.

Lançamento da AGO

O presidente da ACIVA, Beto Rizzotto, realizou o lançamento da 154ª edição da Assembleia Geral Ordinária (AGO) do CEJESC, junto com o coordenador do Núcleo do jovem Empreendedor, Gustavo Leme, e Matheus Balthazar.

O evento ocorrerá nos dias 13 e 14 de setembro no Yate Morro dos Conventos, com destaque para o painel ‘Adaptar, inovar e crescer’, que acontecerá no auditório Plínio Linhares do Center Shopping Araranguá, no dia 13.

“Na quinta-feira, 13, o painel será com os empresários Giovane Elias da Contempla, Tarciano Santos da Prodapys e Isaac Paes do Papalegua. Na sexta-feira, 14, terá visita técnica na Contempla e Prodapys, almoço em parceria com o Núcleo de Gastronomia e Assembleia Geral Ordinária no Yate Morro dos Conventos”, explicou Leme.

Mais informações, entre em contato pelo telefone (48) 3522-0973. A ACIVA fica localizada na Avenida Getúlio Vargas, 415, no Centro de Araranguá/SC.


Texto: Multi Digital