Empretec | Sebrae forma 18 novos empretecos em Araranguá

Seminário com metodologia da ONU foi aplicado na ACIVA durante seis dias, formando uma nova turma de empreendedores para a Região

Nasce uma nova geração de empreendedores em Araranguá. Entre os dias 23 e 28 de julho, a Associação Empresarial de Araranguá e Extremo Sul Catarinense – ACIVA, recebeu o Empretec 2018. O seminário, que é realizado no Brasil por meio do Sebrae, formou 18 novos empretecos.

Durante seis dias, foram 8h diárias de muitos aprendizados. Segundo a secretaria Executiva, Josi Rochedo, os alunos vivenciaram o clima de empreender na prática. “Uma das atividades do Empretec é a criação de uma empresa, que é chamada de empresa CRIA. Nela, o futuro empreteco aplica os conhecimentos obtidos no seminário", explicou.

O sócio proprietário do Daiti Sushi, Alex Martins, 35 anos, foi um dos novos formados pelo curso. Ele revela que o Empretec foi um despertar em sua vida. "O curso em si modificou minha forma de pensar, me trouxe novos conhecimentos, me fazendo despertar para oportunidades que antes não enxergava. Foi um curso que me apresentou a uma realidade, chamada empreender", revelou.

O seminário Empretec utiliza metodologia aprovada pela Organização das Nações Unidas – ONU. Em Araranguá, ele foi ministrado pelos facilitadores Mauro Camargo Schirley Lolli. O presidente da ACIVA, Beto Rizzotto, em sua fala no encerramento e entrega do certificado, chamou a atenção dos novos empretecos para a importância de contribuir com a sociedade.

"Nós temos uma entidade com muita credibilidade, que atua há 47 anos em Araranguá. Eu espero que cada um de vocês coloquem em prática os conhecimentos adquiridos durante o Empretec, e possam futuramente vir a contribuir com a melhoria de nossa cidade e Região, porque precisamos de pessoas que façam a diferença na sociedade", comentou.

Depoimentos dos novos empretecos

"O conhecimento adquirido é imensurável, mudou completamente minha percepção sobre meus comportamentos e, também, sobre a vida empreendedora. Sem sombra de dúvidas, é a oportunidade ideal para quem quer sair da zona de conforto, ser protagonista da sua história." Thiago Madeira Pedroso, 23 anos, proprietário do Cheers Brother em Araranguá.

"Já estou com saudades, pois foi o curso que eu mais aprendi. Já transformou a minha vida, minha empresa, minha família e minha cidade e Região. Agora sei que posso voar." Alexandre Corrêa, 32 anos, de Passo de Torres.

"Agradeço muito aos facilitadores, pois eu tinha insegurança em abrir um negócio próprio por medo de fracassar, mas com esse curso sei que fracasso é não tentar. Posso ter a certeza que com a percepção dos meus comportamentos posso fazer melhor, alternar, buscar novas oportunidades, além de tudo, lucrar com isso. Sou muito grato por me permitir fazer esse curso, para absorver essa ferramenta poderosa para mudar minha vida e meus rendimentos." Elias Andrade de Souza, 28 anos, de Araranguá.

"O Empretec me ajudou a fazer diagnósticos importantes para que eu possa mudar de comportamentos, e com isso, me aperfeiçoar cada dia rumo a excelência. Super recomendo." Cacai Amorim, 55 anos, proprietário da Rede Amorim em Sombrio.

Texto e fotos: Multi Digital