Feirão do imposto | Exposição no Center Shopping conscientiza sobre os impostos pagos no Brasil

O Feirão do Imposto, ação que ocorre neste sábado, dia 19 de maio, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a alta carga tributária do Brasil. Já imaginou comprar um carro zero km e pagar R$ 31 mil, ao invés dos R$ 45 mil, que é a média de preço de um modelo popular no Brasil?

É difícil de acreditar que um carro em nosso país possa custar tão mais barato, mas de acordo com uma pesquisa da Gazeta do Povo (2016), entre 37,2% e 54,8% do valor de um veículo é imposto.

Pensando em alertar a população sobre a alta carga tributária do país, o Núcleo do Jovem Empreendedor da Associação Empresarial de Araranguá e Extremo Sul Catarinense – ACIVA, promove neste sábado, dia 19 de maio, a 6ª edição do Feirão do Imposto. A ação é realizada em nível nacional pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários - CONAJE, com o tema “Pague Dois, Leve Um”.

Uma das ações da campanha é a exposição de dois veículos no Center Shopping Araranguá. Um Volkswagen Polo, da Dimasa e um Chevrolet Onix, da Kolina, vão expor ao público a média de tributação que está inclusa no valor de cada veículo.

“É um absurdo as altas taxas que pagamos de imposto em produtos e serviços. Estamos lutando por um Brasil melhor, com menos taxas e sem corrupção. Queremos menos discurso e mais eficiência no uso dos impostos”, comentaram os membros do Núcleo do Jovem Empreendedor.

Impostos sobre produtos e serviços

Você já se perguntou qual a porcentagem do valor de um produto, ou serviço, é de imposto? Atualmente, o valor de um forno micro-ondas, por exemplo, é 59,37% de imposto. De acordo com o impostômetro, somente nestes quatro meses e meio de 2018, o governo já arrecadou quase 900 bilhões em impostos.

Confira alguns exemplos:

Cosméticos – 55,27%

Câmera fotográfica – 50,75%

Caneta – 49,95%

Conta de luz – 48,28%

Chuveiro elétrico - 48,23%

Bicicleta – 45,93%

Para mais informações sobre o Feirão do Imposto, acesse 2018.feiraodoimposto.com.br.

Empresas participantes

O Feirão do Imposto iniciará às 09h no Calçadão da Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Araranguá. Até às 12h, a equipe que organiza a ação vai distribuir vouchers, que darão o direito de consumir produtos com redução de imposto. As empresas que vão participar do Feirão são: Posto Rizzotto Matriz (Alto Feliz), Sasso Máquinas e Ferramentas e F3M Materiais de Construção. Das 13h30 às 17h, os organizadores estarão presentes no Center Shopping Araranguá, conscientizando o público.

Texto e imagens: Multi Digital